Energia eólica no Brasil bate recordes e gera empregos

Abril 4, 2023

    Wind farm Brazil

    Source: JFDIORIO/Shutterstock

    Bons ventos sopram forte no Nordeste e o setor acumula recorde de geração de energia. O Brasil está em sexto lugar no ranking global do Global Wind Energy Report 2023 com 24 GW de capacidade instalada eólica onshore.

    O relatório mostra que o país instalou o terceiro maior número de novas usinas eólicas em 2021, atrás apenas da China e dos EUA. Para se ter uma ideia do tamanho do crescimento, o setor tinha menos de 1GW instalado no país há uma década.

    Partner with our green recruitment company to find top talent for your  renewable energy projects.

    De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a expectativa é que até 2024 o Brasil tenha pelo menos 30 GW de capacidade eólica instalada, considerando apenas os leilões já realizados e os contratos assinados. Novos leilões adicionarão mais capacidade instalada nos próximos anos.

    capacidade instalada_PT

    Figure 1: Evolução da Capacidade Instalada em MW de 2005 a 2024. Os dados futuros apresentados no gráfico acima referem-se a contratos viabilizados em leilões já realizados e no mercado livre. Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) and ABEEólica.


    Nordeste tem 80% dos parques eólicos brasileiros

    A diversificação das fontes energéticas brasileiras é fundamental, pois o país é abundante em recursos naturais e possui grande potencial energético.

    A qualidade favorável dos ventos brasileiros para geração de energia eólica se destaca globalmente. O Brasil tem um fator de capacidade (produtividade eólica) acima da média, como você pode ver abaixo.

    Qualidade do vento_PT

    O Nordeste responde por 80% dos parques eólicos brasileiros. Isso ocorre porque a região tem ventos mais constantes, tem velocidade estável e não muda de direção com muita frequência.

    O estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país, e sua capacidade instalada deverá crescer nos próximos meses. O vento é mais intenso de junho a dezembro, coincidindo com os meses com menor intensidade de chuva.

    Hoje, a região consome pouco mais de 1 GW de energia, enquanto a capacidade de produção eólica ultrapassa os 5 GW. Assim, o Estado contribui para todo o sistema nacional.


    O grande potencial da matriz energética e elétrica brasileira

    De acordo com o governo, as energias limpas e renováveis respondem por 48% do fornecimento total de energia primária do Brasil, enquanto a média mundial é de 14%.

    As fontes eólicas, solar, hídrica e biomassa respondem por 85% da matriz elétrica, um nível quase sem equivalência no mundo. Apesar disso, os brasileiros sentem no bolso o alto custo das tarifas.

    Leading electricity companies in Brazil-2


    Trabalhos eólicos em demanda no Brasil

    O setor conta com cerca de 260.000 trabalhadores, de acordo com uma pesquisa global da GWEC Market Intelligence. O crescimento da indústria pode ser fundamental não apenas para o meio ambiente, mas também para a recuperação econômica do país.

    Dos 480.000 trabalhadores treinados necessários em todo o mundo, 308.000 serão empregados para construir e manter projetos eólicos onshore e 172.000 para parques eólicos offshore, de acordo com o Global Wind Workforce Outlook 2021-2025

    Mais de 70% dessa nova demanda global virá de dez países: Brasil, China, Japão, Índia, México, Marrocos, Arábia Saudita, África do Sul, EUA e Vietnã.

    Atualmente, temos parceria com muitas empresas do setor com demanda para as seguintes funções.

    • Engenheiro de instalação
    • Gerente de projeto
    • Gerente de Contrato
    • Gerente de Comissionamento
    • Técnico de turbina

    Procurando seu próximo emprego em energia eólica? Se você se enquadrar em alguma dessas funções, por favor, entre em contato conosco.

    Envie seu CV


    3 projetos eólicos onshore com início em 2022

    Existem 65 projetos eólicos terrestres planejados para os próximos 5 anos com um investimento total de US$ 23 bilhões. Bahia (7 bilhões), Rio Grande do Norte (6 bilhões), Rio Grande do Sul (3 bilhões) e Piauí (2 bilhões) são os estados que mais investem em projetos de energia eólica onshore.

    1. Complexo Eólico Lagoa dos Ventos


    A Enel Green Power Brasil está construindo o parque eólico Lagoa dos Ventos V (399 MW), a segunda expansão do complexo. Atualmente, é o maior parque eólico em operação na América do Sul. Lagoa dos Ventos tem cerca de 1 GW em operação.

    Quando estiver em pleno funcionamento, o projeto atingirá 1,5 GW de capacidade instalada com 372 aerogeradores capazes de gerar mais de 6,7 TWh por ano e evitar a emissão de mais de 3,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

    2. Complexo Eólico Cajuina

    O Complexo Eólico Cajuina está localizado no Rio Grande do Norte, operado pela AES. A primeira fase do projeto é a construção de 314MW, e a segunda fase é de 632,4MW, ambas com previsão de entrar em operação ainda este ano.

    3. Complexo Eólico Anemus

    Localizado nos municípios de Currais Novos e São Vicente, no Sertão do Rio Grande do Norte, o Complexo Anemus é o primeiro parque eólico da 2W Energia.

    O projeto conta com três parques eólicos e 33 aerogeradores que juntos terão capacidade instalada de aproximadamente 139MW. A energia será vendida a clientes no Ambiente de Contratação Livre (ACL) do Brasil.


    20 projetos eólicos offshore para conferir

    Em março, o CEO da Petrobras, Jean-Paul Prates, anunciou um acordo para avaliar o desenvolvimento de sete projetos eólicos offshore no Brasil. Os projetos propostos forneceriam uma capacidade combinada de 14,5 GW de energia. Pode custar US$ 70 bilhões, com produção começando em seis a 10 anos. A fase de estudo do projeto vai durar até 2028.

    No Brasil a energia eólica é uma fonte ainda inédita no mar. Mas, de acordo com o Ibama, há 20 projetos em fase de licenciamento que podem entrar em operação entre quatro e seis anos. Somados eles têm 42GW de potência.

    A geração de energia renovável está no radar de multinacionais como Equinor, Neoenergia, EDP e Engie. O potencial eólico offshore em lâmina d'água de até 50 metros é de 700 GW.

    Conheça os 20 projetos distribuidos em sete estados brasileiros.

    Ceará

    CEComplexo Eólico Offshore Jangada

    Esse é o maior projeto tanto em potência quanto em número de turbinas. Com capacidade de 3GW, o complexo eólico operado pela Neoenergia - uma empresa do grupo Iberdrola - contará com quatro seções de 750MW e até 200 turbinas.

    Parque Eólico Offshore Asa Branca

    Com capacidade de até 720MW, este projeto terá 60 aerogeradores de 12MW cada. Asa Branca é desenvolvida pela Eólica Brasil.

    Parque Eólico Offshore Caucaia

    Desenvolvimento de um parque eólico offshore com capacidade de 598MW. Um total de 48 turbinas com capacidade de 12MW cada está planejado para ser instalado 2-9 km de distância da costa.

    Além disso, 11 turbinas de 2MW serão instaladas em píeres de quebra-mar. O projeto está localizado a 14km dos portos do Pecém e Mucuripe

    Parque Eólico Offshore Camocim

    Desenvolvimento de um parque eólico offshore de 1,2GW de capacidade. Operado pela BI Energia, o parque está planejado para ter 100 turbinas de 12MW cada.

    Bahia

    BAParque Eólico Offshore Nova Energia

    O projeto Nova Energia, na Bahia, distante 200 metros da costa e operado pela Sowitec, é o menor em quantidade de turbinas e potência entre os 20 em licenciamento. Prevê uma turbina com capacidade de 3,4MW.

    Espírito Santo

    ES

    Parque Eólico Offshore Votu Winds

    O projeto Votu Winds prevê 1.440MW de potência, a partir da instalação de 144 torres com potência de 10MW cada.

    Piauí

    PiauíParque Eólico Offshore Vento Tupi

    Desenvolvimento de um parque eólico de 999MW de capacidade com 74 aerogeradores de 13,5MW cada. O projeto será operado pela Ocean Winds, uma joint venture 50-50 entre a EDP Renewables (EDPR) e a ENGIE.

    Parque eólico Palmas do Mar

    O projeto Palmas do Mar, da Bosford Participações, terá 93 turbinas gerando 1.395MW no total.

    Rio de Janeiro

    RJParque Eólico Offshore Ventos do Atlântico

    O projeto Ventos do Atlântico, operado pela Ocean Winds, é o segundo maior do país, com 371 aerogeradoes e pouco mais de 5GW de potência.

    Parque Eólico Offshore Maravilha

    Desenvolvimento de um complexo eólico de 3GW de capacidade. O projeto é formado de quatro seções de 750MW, cada uma apresentando 50 turbinas de 15MW.

    Operado pela Neoenergia, o projeto Maravilha está situado próximo à infraestrutura de produção de óleo e gás operada pela Petrobras. A Neoenergia é uma empresa do grupo Iberdrola.

    Complexo Eólico Offshore Aracatu

    Com um total de 3,8GW de capacidade e 320 turbinas, o complexo Aracatu será desenvolvido pela Equinor.

    Parque Eólico Ventos Offshore Fluminenses

    Operado pela Bosford Participações, o projeto prevê 188 turbinas.

    Rio Grande do Norte

    RNParque Eólico Offshore Ventos de Potiguar

    Desenvolvimento de um parque eólico offshore de 2,48GW localizado a 8,2 km da costa do Rio Grande do Norte. Operado pela Internacional Energias Renováveis, o projeto prevê a instalação de 207 turbinas com capacidade de 12MW cada.

    Parque Eólico Offshore Pedra Grande

    Operada pela BI Energia, esse parque eólico offshore terá 624MW de capacidade com 52 turbinas de 12MW cada..

    Parque Eólico Offshore Maral

    O projeto é o desenvolvimento de um Parque Eólico Offshore com 2.01GW de capacidade, que será operado pela Ocean Winds (uma joint venture 50-50 entre a EDP Renewables (EDPR) e a ENGIE). No total, estão previstas 149 turbines com 13.5MW cada.

    Parque Eólico Offshore Alísios Potiguares

    Alísios Potiguares da Bosford Participações compreenderá 123 geradores de 15MW each.

    Rio Grande do Sul

    RSParque Eólico Offshore Ventos do Sul

    Com 6,5GW de potência, o parque Ventos do Sul, da Ocean Winds (uma joint venture 50-50 entre a EDP Renewables (EDPR) e a ENGIE), pode ser o maior do estado e do país. O empreendimento terá 482 turbinas.

    Complexo Eólico Offshore Águas Claras

    Desenvolvimento de um complexo eólico offshore de 3GW operado pela Neoenergia, uma empresa do grupo Iberdrola. O projeto é composto de quatro seções de 750MW, cada uma com 50 turbinas de 15MW.

    Parque Eólico Offshore Tramandaí

    Desenvolvimento de um parque eólico offshore de 702MW localizado a 6km da costa do Rio Grande do Sul. Operado pela Ocean Winds — uma joint venture 50-50 entre a EDP Renewables (EDPR) e a ENGIE) — o projeto contará com 52 turbinas com capacidade de 13,5MW cada.

    Parque Eólico Offshore Ventos Litorâneos

    Esse parque eólico da Bosford Participações prevê capacidade instalada de 1,2GW.

    Back to top


    Como a Airswift pode ajudá-lo?

    A Airswift está empenhada em apoiar a transição energética. Temos mais de 300.000 candidatos brasileiros disponíveis para trabalhar no setor de energia eólica, e nossa equipe dedicada pode apoiar os clientes em todo o ciclo de vida do projeto eólico onshore e offshore.

    De nosso escritório no Brasil, estrategicamente posicionado para conectar talentos aos maiores projetos de energia, a Airswift contratou mais de 4.000 brasileiros nos últimos 15 anos.

    Se você está procurando talentos eólicos, por favor, entre em contato conosco.

    Contrate talentos de energia renovável hoje

    HEADER-about-diversityinclusion

    This post was written by: Nana Terra, Content Marketing Coordinator